Começando: Um Guia para Avaliadores Profissionais

Para saber como fornecer uma crítica construtiva, publicar uma opinião negativa sem ser desrespeitoso ou escrever um comentário neutro e informativo na AvaliaEmpresas, vamos guiá-lo(a) em tudo que precisa saber para escrever como um crítico profissional.

Na AvaliaEmpresas, estamos empenhados em formar uma comunidade consciente e crítica sobre as empresas e serviços disponíveis online. Nossas opiniões e experiências têm grande poder: primeiro, para punir ou recompensar uma empresa com base nas suas atitudes e políticas, e segundo, para alertar outros usuários sobre a recomendação ou não de fazer uma compra em certos sites.

Através dessa luta, podemos alcançar uma internet mais segura, independente e confiável para compras online. Mas o que é a AvaliaEmpresas?

O que é AvaliaEmpresas?

AvaliaEmpresas é uma plataforma que conecta usuários brasileiros com lojas online onde realizaram compras recentemente. Toda vez que compramos algo, temos uma opinião sobre o local onde compramos. Recebemos um bom atendimento ao cliente? Eles aceitaram uma devolução de um item defeituoso? E, uma das perguntas mais importantes: você voltaria ou recomendaria a loja para outras pessoas?

AvaliaEmpresas tem a missão de permitir que todos possam expressar suas opiniões e publicar avaliações, sejam elas positivas ou negativas, desde que respeitem nossos códigos de conduta. Isso significa que AvaliaEmpresas atua como um intermediário entre usuários e lojas, às vezes moderando e removendo comentários que não cumprem nossas diretrizes. Não quer que sua avaliação seja excluída? Continue lendo!

Primeiros passos

Existem três passos principais que todo novo usuário da AvaliaEmpresas deve seguir para se tornar um avaliador profissional das empresas em que já compraram. Aqui estão eles:

  1. Crie seu Próprio Perfil

Criar seu perfil na AvaliaEmpresas é realmente simples, você só precisará de informações básicas como seu nome e email. Lembre-se de que, ao escrever uma opinião, o nome que você inserir aparecerá publicamente. Para proteger sua privacidade, evite usar todos os seus sobrenomes. Caso prefira permanecer anônimo, entre em contato com nossa equipe de suporte, que substituirá seu nome por suas iniciais.

  1. Gerencie seu Perfil

Com seu perfil configurado, você poderá acessar o painel onde visualizará suas opiniões e classificações. Também terá opções de personalização, como mudar sua foto de perfil, especialmente se quiser se tornar um dos nossos avaliadores de destaque.

É importante criar um perfil? Sim. Criar um perfil atribui um rosto e dá autoridade às suas palavras como ex-cliente satisfeito ou insatisfeito com o serviço e tratamento recebido. Na AvaliaEmpresas, sempre garantiremos a segurança e privacidade de nossos membros e não toleraremos nenhum tipo de intimidação por parte das empresas que não aceitam as críticas recebidas.

Quais são as vantagens de criar seu próprio perfil? Com um perfil, você pode gerenciar, editar ou deletar suas opiniões, caso entre em acordo com a empresa criticada. Além disso, pode receber notificações via email quando uma empresa responder ao seu comentário.

É possível deletar meus dados e perfil? Claro. Na AvaliaEmpresas, levamos proteção de dados e privacidade muito a sério. Para isso, envie-nos uma solicitação para iniciar o processo.

2. Você pode começar agora!

Com sua conta verificada e configurada, você estará apto(a) a navegar pela AvaliaEmpresas e explorar diversas categorias de empresas, como Lojas de Roupas, Seguros, Websites de Finanças e muito mais. Temos milhares de perfis de empresas onde você provavelmente já comprou algo.

Recomendamos…

  • Pense nas lojas online em que fez compras recentemente ou utilizou serviços e tem uma opinião sobre eles, seja positiva ou negativa.

  • Use nosso mecanismo de busca no canto superior esquerdo e digite o nome da marca para encontrá-la. Se estiver registrada em nosso site, você poderá acessá-la e ver as avaliações de outros usuários.

  • Você pode ler, responder a comentários e criar sua própria opinião detalhada sobre se recomendaria ou não comprar novamente de uma determinada loja.

Lembre-se de que seus comentários podem receber votos positivos, ajudando-os a ganhar destaque para outros usuários. Use essa ferramenta com responsabilidade!

O que você pode encontrar em um Perfil de Empresa?

Além das opiniões dos usuários, você encontrará informações úteis e relevantes sobre a empresa:

  1. Descrição básica da empresa: Uma seção que discute brevemente a criação da empresa, o ano de fundação e dados de interesse para o leitor, proporcionando contexto à sua trajetória.

  2. Informações básicas de contato: Muitos usuários da AvaliaEmpresas procuram perfis de empresas para contatar os responsáveis e também deixar uma opinião sobre eles.

  3. Pontuação total: Ao escrever uma avaliação, você terá o direito de avaliar a empresa com estrelas, de 1 (pior) a 5 (melhor), de acordo com sua satisfação. Também responderá a uma questão chave para outros membros: Você compraria dessa loja novamente?

Todas essas informações são públicas e acessíveis tanto para os usuários quanto para a empresa.

Como devo escrever avaliações na AvaliaEmpresas

Escrever uma opinião sobre uma empresa é sério e você deve ser o mais profissional possível. Muitas vezes, as palavras devem ser medidas para evitar penalizações e garantir que seu comentário alcance o público desejado.

Por isso, tenha cuidado com suas palavras e evite se deixar levar caso tenha muitas coisas negativas a dizer. Recomendamos organizar seus pensamentos e lembrar da sua experiência para que ela seja o mais detalhada, descritiva e realista possível.

Em todos os perfis de empresa, há uma seção para escrever uma opinião. Isso é livre para todos os ex-clientes utilizarem. Note que enviamos emails aleatórios para verificar as compras após a postagem de um comentário em nosso site. Se você não conseguir fornecer comprovações sobre sua compra, seu comentário não receberá o selo "verificado".

Escreva uma Excelente Avaliação na AvaliaEmpresas

Para escrever uma excelente avaliação e ajudar outros usuários, siga estas diretrizes:

  • Seja honesto: Mesmo que esteja irritado com o produto ou serviço, relate o ocorrido de forma honesta. Proprietários podem denunciar avaliações falsas. Se for provado que uma avaliação mente ou distorce fatos, ela poderá ser removida.

  • Seja descritivo: Isso não significa contar anedotas longas, mas sim fornecer informações úteis para outros usuários que decidirão se compram ou não com base em sua opinião.

  • Evite detalhes excessivos e informações pessoais: Não inclua dados pessoais ou nomes de funcionários com quem interagiu. Proteja seus dados e os da empresa.

Para Escrever uma Avaliação…

  1. Você precisará inserir seu Nome e Email.

  2. Mencione qual serviço ou produto comprou.

  3. Descreva sua experiência geral: O que comprou, preços, durabilidade. Valeu a pena? Em caso de problemas, a empresa aceitou a devolução? A política de troca é justa? Como se sentiu tratado(a)? Forneça tudo o que pode ajudar o leitor a decidir se a loja é confiável.

  4. Atribua uma pontuação de 1 a 5 estrelas para Produto, Serviço, Preços e Entrega. Isso dará uma pontuação total ao seu comentário.

  5. Finalmente, diga se compraria deste site novamente. Isso resume sua experiência e atitude em relação à empresa.

Como sempre dizemos, escrever comentários é fácil! Porém, faça isso com cuidado, cabeça e de maneira profissional. Isso é difícil! Lembre-se de que milhares de usuários lerão sua avaliação e agirão com base nos seus comentários, então seja educado(a), justo(a) e responsável.