O que acontece se alguém denunciar minha opinião?

É muito comum na nossa comunidade que, mais cedo ou mais tarde, você acabe recebendo uma notificação no seu e-mail informando que foi denunciado. Não se preocupe! Pode ser apenas um erro humano, e tudo pode ser resolvido em questão de minutos.

Embora a maioria das opiniões excluídas na nossa plataforma sejam devido a conteúdo automatizado, malicioso ou em massa, que automaticamente removemos assim que detectamos, também damos aos nossos usuários o poder de denunciar e responder às suas próprias reclamações, defendendo suas avaliações e opiniões sobre lojas ou empresas.

Por que sua opinião foi denunciada?

A AvaliaEmpresas se orgulha da transparência e honestidade das suas opiniões. É por isso que damos aos nossos usuários a capacidade de avaliar, isto é, dar votos positivos ou negativos aos comentários publicados, responder e criar debates nas páginas das empresas e, por fim, também denunciar uma publicação que acreditam não estar em conformidade com nossa política de conteúdo responsável.

Nossa equipe sempre avaliará todas as reclamações feitas entre usuários, com algumas sendo mais claras que outras ao aceitar ou rejeitar o pedido. Em muitos casos, é porque você usou um palavrão, uma expressão infeliz ou suas palavras foram muito severas contra a empresa em questão. Nestes casos, você deve editar e corrigir sua avaliação para que seja aprovada novamente.

Em outros casos, podemos detectar violações graves de nossa política, como:

  • Conteúdo de SPAM para terceiros

  • Conteúdo gerado por IA não verificado

  • Tentativa de influenciar o público a consumir ou não os produtos e serviços de uma empresa registrada na AvaliaEmpresas

Esses casos podem levar à suspensão permanente da conta, bem como à exclusão de todas as opiniões publicadas através dela.

O que fazer se sua opinião for denunciada?

Se uma das suas opiniões for denunciada, você deve esperar receber um e-mail informando o motivo da denúncia e as ações que deve tomar. Na AvaliaEmpresas, acreditamos em erros humanos e segundas chances, por isso damos aos usuários a oportunidade de apelar da nossa decisão se acreditarem que é injusta ou que falta contexto.

Portanto, sempre que uma denúncia for feita, haverá três possíveis conclusões:

  1. Rejeitar a queixa - Caso não haja argumentos convincentes para remover a opinião.

  2. Contatar ambas as partes ou realizar uma investigação própria - Se considerarmos que a solução não é clara, serão solicitadas informações adicionais para validar a opinião.

  3. Excluir a avaliação denunciada - Se forem encontrados motivos claros e convincentes para isso.

FAQ

Quem pode denunciar minha avaliação?

Tanto os usuários da AvaliaEmpresas quanto os proprietários das empresas onde você publicou sua opinião podem decidir denunciar seu comentário. Sempre leve em consideração o alcance das suas palavras, especialmente se você estiver escrevendo sobre uma experiência particularmente negativa em relação à empresa.

O processo de resolução é diferente se um usuário ou uma empresa me denunciar?

Não, na AvaliaEmpresas tratamos todas as denúncias de maneira igual, independentemente de quem as fez. Não damos mais peso a uma reclamação de uma empresa; estamos comprometidos com condições iguais entre usuários e responsáveis pelas empresas publicadas.

O que acontece se um usuário ou empresa abusar da função de denúncia?

Se um usuário denunciar várias contas e suas reclamações forem rejeitadas, e detectarmos uma correlação ou tentativa de difamação, ele será penalizado de maneira apropriada, podendo até incluir a suspensão da conta.