Nossa Missão de Combater Avaliações Falsas Online

Na AvaliaEmpresas acreditamos firmemente que as opiniões de usuários reais são a coisa mais importante para criar uma comunidade aberta e transparente onde empresas como potenciais novos clientes possam ver se o produto ou serviço que uma marca oferece é realmente de interesse.

Infelizmente, essa tarefa nem sempre é fácil devido ao aparecimento de diferentes fatores que buscam desinformar o leitor que deseja ver opiniões confiáveis e verdadeiras. Podemos classificar esses casos em três pontos que fazem parte do nosso compromisso com a transparência e integridade da plataforma.

Casos de Opiniões Falsas e Maliciosas

  • Experiências Falsas: Frequentemente encontramos relatórios de usuários onde todas as suas opiniões são suspeitas por serem excessivamente positivas ou negativas através de descrições incomuns.

Nesses casos há sempre a suspeita de que essas opiniões estejam relacionadas aos concorrentes da empresa buscando assustar potenciais clientes ou, pelo contrário, avaliações falsas que são muito positivas e há uma suspeita de que os próprios donos estejam criando seus usuários para criar opiniões. que não são objetivamente reais.

  • SPAM: Este é um dos casos mais comuns e felizmente mais fáceis de detectar já que seu conteúdo geralmente não tem nenhuma relação com a descrição da empresa. Esse tipo de conteúdo inapropriado costuma ser promocional, texto SPAM sem sentido ou outros tipos de conteúdo que não são úteis para leitores que desejam ser informados através de avaliações reais de pessoas que consumiram seus produtos ou serviços.

  • Avaliações resultantes de ataques de bots ou feitas por IA: Recentemente com o aparecimento da inteligência artificial na AvaliaEmpresas estamos continuamente lutando para evitar que recebamos opiniões não verificadas ou suspeitas de serem escritas por IA. É por isso que incentivamos qualquer usuário a reportar esses tipos de usuários através da nossa ferramenta de Reportar.

Como lutamos contra avaliações que não são reais?

Da nossa equipe da AvaliaEmpresas levamos esse problema muito a sério. É por isso que temos uma equipe de suporte especializada onde trabalhamos 24/7 para ouvir a comunidade através de suas queixas e relatos de avaliações que são suspeitas de não serem feitas por humanos ou não serem genuínas.

Graças ao fato de estarmos constantemente nos atualizando, temos vários sistemas de segurança avançados para prevenir ataques de SPAM em massa ou conteúdo gerado por IA. No entanto, sempre convidamos nossos usuários a estarem alertas caso tenham dúvidas se uma avaliação de usuário é orgânica e confiável. Vamos tornar a Internet um lugar mais limpo para ler experiências honestas, tanto positivas quanto negativas!

Como agimos quando detectamos que uma avaliação pode ser falsa?

Na AvaliaEmpresas sempre trabalhamos em sistemas automatizados que automaticamente eliminam aquelas avaliações que seguem um padrão irregular ou prazos irreais. Isso significa que automatizamos muitas das possíveis avaliações falsas que tentam postar em nossa plataforma.

Para exceções temos os próprios usuários que também estão interessados em manter uma comunidade honesta e clara. Quando um usuário envia um relatório sobre irregularidades nas avaliações, nossa equipe seguirá os seguintes passos para determinar se realmente estamos lidando com uma avaliação maliciosa e irreal ou se é uma opinião confiável.

  1. Analisamos ambas as partes

Em qualquer disputa, sempre devem ser ouvidas ambas as partes; Portanto, nosso profissional encarregado lerá a reclamação e os motivos pelos quais o usuário considera que dita avaliação não deveria ser publicada e posteriormente lerá a avaliação original. Através desse processo o examinador poderá aprovar ou desaprovar o pedido no caso de a matéria não ser clara.

  1. Em caso de dúvida -> Investigação

Se ainda houver dúvidas sobre a confiabilidade do conteúdo escrito na avaliação, entraremos em contato diretamente com o autor para validar sua experiência e motivos para verificar sua opinião sobre o negócio. Deve-se levar em conta que da nossa equipe não apenas “confiamos” na palavra, mas fazemos uma análise completa do histórico de conta da pessoa reportada, como a frequência com que escrevem avaliações, a pontuação total nelas e seu conteúdo.

  1. A Opinião Escrita é Aceita ou Eliminada

Com o testemunho e nossa investigação privada podemos concluir absolutamente se dita opinião pertence ou não à nossa plataforma. Hoje temos uma alta taxa de sucesso quando se trata de saber com certeza quais opiniões são úteis, confiáveis e verificadas e quais devem ser deletadas do sistema para não influenciar maliciosamente a atitude do potencial cliente.

Pode haver certas exceções onde o escritor da avaliação pode manter seu post em troca de editá-lo de uma maneira que esteja de acordo com nossa política de conteúdo correto (Lembre-se que sempre oferecemos ajuda e aconselhamento sobre Como Escrever uma Avaliação)